terça-feira, 23 de agosto de 2011

Campeonato Brasileiro de Asa Delta em Brasília - Parte 1

Foi uma viagem linda, muito sol e altas paisagens e para melhorar, com a presença da minha resgata pra ajudar a vencer os 1300km de Guarapari, ES a Brasília, DF. Chegamos as 23h na pousada Alfama, onde montamos a base entre Sobradinho e Planaltina, uma ótima opção para quem quer gastar um pouco menos. Saímos de Guarapari no sábado e no domingo (28/08) já rolou o primeiro voo em BSB. Diga-se de passagem que foi o meu primeiro voo em BSB, nunca tinha voado por aqui.

Falando sobre o voo... o vento estava forte e meio de sudeste, deixei para decolar depois da galera do campeonato, e isso demorou um pouco, perdendo a melhor horinha. Decolei e a asa foi catapultada para cima. Fiquei um tempo na frente da rampa me adaptando ao voo, não queria perder o voo de jeito nenhum. As térmicas estavam fortes, mas bem fechadinhas e derivando bastante, demorei um pouco para entender isso, então desperdicei cerca de 2 boas térmicas e acabei ficando meio baixo de novo, até que do lado direito da rampa eu fechei a roscada acelerei a asa e não larguei o osso. Consegui colocar uma boa altura para cruzar o Gap e fui, nomeio do caminho achei uma boa térmica e enchi o tanque para conseguir cruzar o Gap com altura. Cheguei no Dicran com uma boa altura, mas não tinha térmica e fui baixando, até achei que ia pregar, mas de repente achei um piriri e me agarrei nele... com o tempo o piriri virou um canhão.... derivei um moooooonte até os 3000m.... pronto... agora eu estava no voo. A partir daí voei sempre sozinho.... as térmicas derivavam perpendicularmente a direção de BSB e o voo era sempre de través.... minha asinha voava a uns 60km/h apenas. Voei sempre com uma boa altura até Sobradinho,... foi ficando tarde e as térmicas mais fracas.... e ao invés de manter a direção para a esplanada, errei e comecei a ir mais para direita.... acho que foi por que fiquei preocupado em ficar longe da estrada e não conseguir me comunicar bem com o resgate..... bem... resultado foi um voo de quase 68km, pousando ao lado da casa do presidente na Granja do Torto. Para primeiro voo em BSB, considero um ótimo dia!!!

O segundo dia (segunda 29/08) o vento estava muito forte e eu nem voei. Até a prova do campeonato foi cancelada. Infelizmente ocorreu um acidente com o nosso grande amigo Negão, que voltou na rampa da esquerda. Felizmente ele não teve nada grave, não quebrou nada... só a asa. É isso aí Negão, é uma felicidade te ver com saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário