Aprenda a Voar de Asa Delta

Se você gosta de aventura e sempre sonhou em voar, procura por algo novo e excitante em sua vida e gosta de esportes radicais, venha aprender a voar de asa delta. O voo de asa delta reúne em um só esporte exercícios físicos, raciocínio rápido, conhecimentos técnicos e muita adrenalina.

As aulas são ministradas por mim, Henrique Frasson. Aprendi a voar de asa delta com o instrutor Marcio Testoni em Santa Catarina, onde morei por mais de 10 anos. Ao regressar para o Espírito Santo, meu Estado de Origem, percebi que haviam poucos voadores de asa delta e resolvi criar uma escola.

Eu voo de asa delta desde 1998, fui vice campeão catarinense de Asa Delta em 2006, fui diretor técnico de asa delta da Federação Catarinense de Voo Livre, sócio fundador do Clube de Voo Livre da Galera em Canelinha, SC, fui presidente da Federação Capixaba de Voo Livre entre março de 2014 e março de 2017 e atualmente sou diretor técnico de asa delta da Federação Capixaba de Voo Livre. Entre em contato comigo e faça a 1ª aula gratuita! Não quer aprender, então experimente um voo duplo

Tel. TIM: (27) 98161-7085
Tel. VIVO: (27) 99909-1508 whatsapp
email: henriquefsmario@gmail.com

Assista a primeira aula do aluno André Alvarenga:


Algumas dúvidas comuns:

1. Como são as aulas?
2. O que eu farei na primeira aula gratuita?
3. Quanto tempo demora o curso?
4. Onde são as aulas?
5. Tenho que comprar todo o equipamento para aprender?
6. Você vende equipamentos para voo livre?
7. Eu tenho medo de altura, consigo voar?
8. Preciso de um carro?
9. Existe idade mínima para voar?
10. Qual é a diferença entre a asa delta e o parapente?
11. Como são as competições de asa e parapente?
12. Qual é a altura que uma asa delta alcança?
13. Quanto custa o curso?
14. Preciso aprender a voar de parapente antes de aprender a voar de asa delta?
15. Preciso de uma habilitação para voar de asa delta?
16. Preciso de algum documento especial para transportar a asa delta no meu carro?
17. Quanto tempo demora para montar, ou desmontar uma asa delta?




1. Como são as aulas?



1ª Fase - Corrida no Plano
As aulas começam em um lugar plano. Você aprenderá o nome das partes da asa delta e como segurar a asa delta. Logo em seguida irá treinar a corrida para decolagem, tudo isto em uma área plana. Desta forma, a asa não irá voar, mas você aprenderá a comandá-la.

2ª Fase - Corrida no Plano Inclinado
Você irá para um plano inclinado (também conhecido como morrote, ou barranco). A mesma corrida que você fez no plano irá fazer na parte mais baixa do morrote. Neste momento a asa irá entrar em voo, mas você não irá voar, pois iniciaremos do baixo, além disso você não estará preso a asa. A asa irá voar logo acima da sua cabeça e você irá correr sob a asa, podendo treinar os comandos.

3ª Fase - Corrida no Plano Inclinado e Pilotagem
Nesta fase, que provavelmente será a segunda ou terceira aula, você deverá adquirir o seu equipamento (asa delta, capacete, roupa de voo, paraquedas de emergência e mosquetão de aço). Você será conectado a asa e fará novamente as Fases 1 e 2 acima. Nesta fase a asa irá te puxar e talvez você tire o pé do chão por alguns poucos segundos. Quando você estiver preparado vamos gradativamente aumentando a altura que você irá iniciar a corrida. Consequentemente, os segundos em voo irão aumentar também. Você irá aprender a comandar a asa em voo e pousa-la em segurança. Serão muitas repetições até que você alcance uma altura de aproximadamente 30 metros. Esta é a fase mais demorada do aprendizado, pois você deverá repetir este procedimento em diversos dias. Com isto você irá adquirir experiência em diversas condições de vento.

4ª Fase - Pilotagem
Quando você estiver "fera" na fase 3, passaremos a adicionar procedimentos em voo. Você irá voar em posição deitada, pois até a fase 3 você só vai ter voado na posição de pé. Também irá treinar pequenas curvas em voo e aproximação para pouso.

5ª Fase - Voo Solo 
Após adquirir boa experiência você irá fazer os primeiros voos solo. Ou seja, irá decolar de uma rampa de voo livre (Rampa de Cachoeira Alta em Alfredo Chaves, ou Rampa do Monjolo em Baixo Guandu)

6ª Fase - Acompanhamento
Após ter feito vários voos solo você terá o meu acompanhamento para que possa tirar dúvidas e eu possa corrigir o que você estiver fazendo de errado. Até que um dia você se torne um companheiro de voo e não mais um aluno!
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2. O que eu farei na primeira aula gratuita?


Provavelmente, se todas as condições de vento estiverem favoráveis você fará até a fase 2. As fases estão descritas na pergunta nº1.
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3. Quanto tempo demora o curso?


Depende muito do aluno. Alguns alunos conseguem fazer um voo solo com 5 ou 6 aulas, outros alunos precisam de até 20 aulas para o voo solo. Isto não quer dizer que o aluno que fez o solo com 5 aulas é melhor que o de 20. Isto quer dizer apenas que ele aprendeu mais rápido. Conheço muitos voadores que tiveram que fazer muita aula e hoje são excelentes pilotos. Assim como conheço muitos alunos que fizeram o solo com 5 aulas e hoje nem voam mais.
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4. Onde são as aulas?


Depende da direção do vento e de onde você mora. As aulas podem ser em Serra, Alfredo Chaves, Viana, Piuma, etc.
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5. Tenho que comprar todo o equipamento para aprender?


Sim, você deve fazer a compra após a primeira aula, pois eu vou te orientar qual equipamento você deverá comprar. Desta forma você irá se acostumar a utilizar o seu equipamento, proporcionando maior segurança. O voo solo será feito com o seu próprio equipamento.
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6. Você vende equipamentos para voo livre?


Não. Apenas ensino, pois o voo livre não é a minha fonte de renda principal. Ministro os cursos apenas para que o voo livre de asa delta não acabe no Espírito Santo. Atualmente sou o único instrutor do Estado. Mas certamente vou lhe orientar para comprar um ótimo equipamento. Conheço todos os representantes e fabricantes de asa delta do Brasil, bem como muitos pilotos que podem ter equipamentos usados em bom estado. Mas deixe para comprar o equipo depois que você já tiver começado o curso e entender um pouco melhor sobre uma asa delta. O curso irá disponibilizar todos os equipamentos necessários para você fazer a primeira aula, depois você precisará comprar o equipamento próprio. Leia a pergunta 1 para entender quando você deverá comprar a sua asa.
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7. Eu tenho medo de altura, consigo voar?


Sim, a sensação de voar de asa delta é muito diferente da sensação de olhar da varanda de um prédio de 20 ou 30 andares. A sensação é de total controle da situação, parece que as asas são a extensão do seu corpo. Também tenho medo de altura, mas me sinto muito bem voando de asa delta, pois estou no controle da situação.
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8. Preciso de um carro?


Sim, pois você irá precisar transportar a sua asa delta.
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9. Existe idade mínima para voar?


Eu procuro só ensinar maiores de 18 anos. Caso o aluno seja menor que 18 anos e maior de 16, poderá fazer aulas se os pais puderem acompanha-lo em todas as aulas e assumir toda a responsabilidade sobre o filho, além é claro de assinar um documento me isentando da responsabilidade caso algo aconteça.
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10. Qual é a diferença entre a asa delta e o parapente?


A asa delta possui uma estrutura de alumínio para manter a asa delta aberta e o perfil aerodinâmico. O parapente não possui estrutura, apenas linhas e tecido, a vela se mantém aberta devido ao efeito aerodinâmico na vela. A pilotagem da asa delta é pendular, ou seja, é o seu peso que faz a asa virar para esquerda ou direita e voar mais rápido ou devagar. Se deslocar o peso para esquerda, a asa curva para esquerda, se deslocar o corpo para frente a asa acelera, se deslocar o corpo para trás a asa desacelera. Já no parapente a pilotagem é através de batoques, que deformam a aerodinâmica da vela fazendo com que ela faça curvas, acelere e desacelere. A posição de voo na asa delta é deitada de bruços (tipo super homem). A posição de voo no parapente é sentada. A asa delta voa ligeiramente mais rápida que um parapente. A pesar das diferenças, asa delta e parapente voam nas mesmas condições, ou seja, utilizam as correntes de ar ascendente para ganhar altura e poder permanecer em voo. Logo, somos todos amigos e voamos juntos no céu.
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11. Como são as competições de asa e parapente?


As competições são feitas com GPS, logo, toda a trajetória da asa ou parapente são armazenados no GPS. No dia da competição, a comissão de prova decide um percurso a ser feito voando. Quem fizer o percurso em menor tempo ganha. O percurso é demarcado através de pontos de coordenadas que são inseridos no GPS. Em competições brasileiras o percurso pode chegar a ser até maior do que 100 km. Para conseguir completar as provas, o piloto precisa ganhar altura em várias correntes de ar ascendente (térmicas) ao longo do percurso.
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12. Qual é a altura que uma asa delta alcança?


Depende do dia e do local. Em condições de térmicas fortes eu já alcancei 3200 m de altura em relação ao nível do mar, em Brasília, durante o campeonato brasileiro de asa delta em 2011. Em Alfredo Chaves já alcancei 1800 m de altura.
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13. Quanto custa o curso?


O curso de asa delta custa R$ 3.000,00. Neste valor o aluno terá direito a 15 aulas, ou até que ele se forme antes de 15 aulas, o que vier primeiro. Na maioria dos casos cerca de 10 aulas já são suficientes para que o aluno faça um voo solo. Entretanto, caso as 15 aulas não sejam suficientes para isto, será cobrado um valor por aula excedente no valor de R$ 200,00.
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14. Preciso aprender a voar de parapente antes de aprender a voar de asa delta?


Não, você irá aprender a voar de asa delta direto, não precisa de nenhum pré-requisito, apenas saúde.
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15. Preciso de uma habilitação para voar de asa delta?


Com a revogação da Lei RBHA104 no início de 2012 pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o voo de aeronaves não propulsadas (asa deltas, parapentes e planadores) ficou sem regulamentação legal. Atualmente, nenhum órgão tem poder para regular a prática esportiva destas aeronaves. Logo, não existe uma habilitação que possa ser fiscalizada legalmente, como é feito com a carteira nacional de habilitação (CNH). Qualquer carteirinha de habilitação no voo livre serve apenas para mostrar o comprometimento do piloto com as associações e com o esporte, mas não tem validade legal. Isto é muito triste, pois deixa margem para maus profissionais atuarem. Mas a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) fez uma norma de nivelamento de pilotos de asa delta e parapente. Baseada nesta norma ela emite habilitações com o nível técnico do piloto. Você pode consultar esta norma neste link. Ao iniciar um curso de asa delta você automaticamente será nível Aluno. Eu sou atualmente nível 4. De acordo com a CBVL, para ser instrutor você tem que ser nível 4.
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16. Preciso de algum documento especial para transportar a asa delta no meu carro?


Eu não tenho nenhum documento especial para transportar a minha asa. Geralmente uso o bom senso, faço uma boa fixação da asa no teto do carro e a maioria dos guardas de trânsito também usa o bom senso. Quase nunca fui parado. Entretanto, para viagens mais longas, como de Vitória para Florianópolis, por exemplo, recomendo que você faça uma AET, Autorização Especial de Trânsito. Entre no site do DNIT, no sistema SIAET. A última vez que entrei no site do DNIT utilizei este link. Fui parado duas vezes ao longo de 14 anos que voo de asa. Na primeira vez falei que eu estava indo para uma competição de asa delta, fui muito educado com o policial e ele acabou se mostrando um fã do esporte, fui liberado. Em uma outra vez tive que tirar a asa de cima do carro e desmonta-la para um tamanho ainda menor, que chamamos de "brakedown". Para isto você tem que mexer muito na asa, por isso não é um procedimento feito normalmente, mas fazendo isso a asa fica bem menor e não passa do comprimento de um carro pequeno. Mas sempre vale uma boa conversa.
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17. Quanto tempo demora para montar, ou desmontar uma asa delta?


Cerca de 10 a 20 minutos, tanto para montar quanto para desmontar. Montar e desmontar a asa delta é um prazer, é como se fosse um ritual. É neste momento que você vai se concentrar para o voo e vai revisar e "namorar" o seu equipamento.
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