segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Spot Geração 3, o que esperar no Brasil

Aproveitei a viagem que fiz aos EUA em outubro para comprar uma unidade do Spot Satellite GPS Messenger, que é um conhecido localizador por satélite, que é utilizado por praticantes de esportes radicais e pessoas que realizam atividades ao ar livre. Existem diversos aparelhos da família Spot, mas o mais utilizado pelos voadores é o Spot Satellite GPS Messenger.

De acordo com o site brasileiro o SPOT Messenger tem as seguintes funções:
icon  SOS: Para emergências (contemplado no plano básico).
icon  Ajuda: Quando estiver precisando de ajuda, mas que não necessite de um resgate ou envolva risco de vida  (contemplado no plano básico).
iconEstou Aqui: Para enviar e-mails e SMSs para os seus contatos pré-cadastrados (contemplado no plano básico). 
icon  SPOT-me: Mesma função do Estou Aqui (contemplado no plano básico).
icon  Siga-me: Compartilha as suas posições na internet a cada 10 minutos (serviço contratado a parte do plano básico +R$99,00/ano).

Para a minha surpresa, não haviam mais unidades do SPOT Satellite GPS Messenger a venda nos EUA. Pelo menos nas lojas que fui eles retiraram das prateleiras todas as unidades e substituíram pelo Spot Gen 3. Mesmo assim resolvi comprar, pois acreditei que não haveriam grandes diferenças. O preço FOB saiu por $169,00 (dólares). 

A diferença no visual é perceptível. A figura abaixo mostra as duas unidades lado a lado. Na esquerda o  SPOT Satellite GPS Messenger, que vou chamar daqui para frente de Gen2 e na direita o Spot Gen3:



Após a compra resolvi ativar o meu Gen3 para começar a brincadeira. Foi quando eu percebi que a diferença estava no preço da anuidade. De acordo com o site brasileiro, a anuidade do Gen2 (plano básico) custa R$229,00/ano. Para adicionar a função do Siga-me são mais R$99,00/ano, logo, se for habilitar os dois, o valor final fica em R$328,00/ano.

Já a anuidade do Gen3, segundo email que recebi da SPOT fica no valor de R$459,00/ano, que são R$131,00 a mais do que a anuidade do Gen2. Bem... ganha-se por um lado e perde-se por outro. Mas quais as diferenças entre os dois? De acordo com o site americano, o Gen3 faz as mesmas coisas que o Gen2 e possui as seguintes vantagens:
  • O Gen3 é mais leve e ligeiramente mais fino;
  • Um sensor de vibração diz ao SPOT Gen3 enviar atualizações de sua rota quando você está em movimento e para quando você está parado, economizando a bateria;
  • Na unidade Gen2 a função Siga-me tinha que ser configurada a cada 24 horas, caso você quisesse utiliza-la, enquanto que no Gen3 isto não é necessário, já fica automático;
  • Novas opções do Siga-me no Gen3 possibilitam enviar posições a cada 5, 10, 30, ou 60 minutos, enquanto no Gen2 existe apenas a opção de a cada 10 minutos, lembrando que não precisa configurar isso a cada 24 horas, basta ligar o aparelho;
  • A bateria do Gen3 (4 pilhas de lítium AAA, ou 4 pilhas AAA de NiMH recarregaveis) tem maior durabilidade do que a do Gen2;
  • Pode ser utilizado com alimentação mini USB, enquanto o Gen2 não pode;
  • A função Siga-me já está inclusa na anuidade do plano básico, a pesar do preço ficar um pouco mais salgado.

A despeito dos prós e contras, a verdade é que esse aparelhinho ajuda pra caramba. Quem nunca pousou em alguma roubada e pensou que nunca mais fosse ser resgatado? Pois é... o Spot sempre nos salva!


4 comentários:

  1. Mais um ótimo e esclarecedor post Henrique, valeu.... Realmente o spot facilita e muito a vida, tanto do resgate quanto do próprio piloto que voa com mais segurança e tranquilidade. Em Brasília graças ao spot te achamos com facilidade naquele primeiro voo com pouso aos fundos de Brasilinha, acho que poupamos pelo menos 2 horas de roubada, rsrsrsrs... Spot na asa e um bom resgate com internet no celular é o que há.... Às vezes o sinal demora a ser enviado, pelo menos no Gen2, será que melhoraram isso no Gen3? Abraço... Maninho

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    1. Oi Maninho,
      Diz a lenda que isso melhorou.... eheheheh...
      Vai saber.
      Eu só vou habilitar o meu quando tiver uma trip de cross em vista, pois o precinho tá salgado.
      Quando tiver um feedback te falo.
      Abraço,
      Henrique Frasson

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  2. Muito bem esclarecido vôo a 19 meses mas sou um prea ainda pois trabalho embarcado em plataformas de petróleo e não tenho escala fixa e meu instrutor não tem muito sincronismo em relação ao trabalho dele e o meu.
    E este blog especificamente esta matéria foi muito esclarecedora até porque estou desenvolvendo meu vôo e quero sempre voar seguro com vela compatível com meu grau de pilotagem e equipamentos revisados e com funcionalidades que garantam um perfeito resgate.
    Parabéns

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    1. Que bom que foi útil para você! Se você tiver um smartphone tente também o aplicativo freeflysms. Se você não tem grana para investir num spot, pode usar o aplicativo que é gratuito. Procura lá no googleplay. Bons voos!

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